FALANDO SÉRIO








Bruxismo em criança: uma das causas pode ser o fator emocional

Estudo mostra que fatores externos e estresse podem agravar o costume de ranger os dentes nas crianças.


Qual pai ou mãe não fica agoniado ao ver o filho ranger os dentes enquanto dorme? Para detectar os motivos que levam algumas crianças a sofrerem de bruxismo - sobrecarga de força de um dente no outro --, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avaliou 652 crianças de 7 a 10 anos.
O estudo, que por meio de testes psicológicos traçou a personalidade e níveis de estresse das crianças, identificou o hábito em 35,3% dos avaliados. “O perfil psicológico daquelas que têm bruxismo é ser muito responsável, cumpridor impecável de tarefas, com tendência a ser perfeccionista, bem como dificuldade de lidar com conflitos, pressões, raiva e ansiedade”, constata Júnia Serra-Negra, odontopediatra, professora da Faculdade de Odontologia da UFMG e autora do estudo -- que será publicado na International Journal of Paediatric Dentistry. Nesses casos, o ranger dos dentes serve como válvula de escape dessas situações. Segundo a pesquisadora, o bruxismo em crianças é pouco explorado, e alguns estudiosos acreditam que ele seja apenas um fator mecânico. Ou seja, como a criança tem a fase de troca dos dentes, e alguns ficam em tamanhos diferentes, a mandíbula do queixo, que é móvel, procura um ponto de equilíbrio durante essa instabilidade, daí o surgimento do hábito. Mas o resultado da pesquisa mostrou outro lado importante: o fator emocional. 
Não pense que agora seu filho tem de ser irresponsável para deixar o costume de lado. Mas é hora de atentar para o dia a dia da criança e perceber o que pode provocar uma sobrecarga de responsabilidade em sua vida. Atividades esportivas e artísticas aliviam a tensão, e são ótimas para quem sofre com o distúrbio. Porém, caso se transformem em uma obrigação, farão o efeito inverso. 
A estatística do bruxismo é grande ainda naquelas crianças que têm responsabilidades que não são de sua idade, como tomar conta da casa ou do irmão mais novo, por exemplo. Segundo a pesquisa, ele atinge 80% delas. 

Separação dos pais, agressão, bulling, maus tratos e outras situações que atingem direta ou indiretamente o desenvolvimento emocional e psicológico da criança, são grandes causadores do bruxismo. 





Choro pode causar danos cerebrais em bebês

SEGUNDO ESPECIALISTAS, BEBÊS QUE SÃO DEIXADOS POR MUITO TEMPO CHORANDO PRODUZEM HORMÔNIO DO STRESS EM ALTA QUANTIDADE, INTERFERINDO NO FUNCIONAMENTO NEUROLÓGICO A LONGO PRAZO

“Não é uma opinião, mas um fato: deixar bebês chorando é potencialmente perigoso. Agora que sabemos isso, por que sofrer o risco?”, defende Penélope. Alguns especialistas, como Gina Ford, autora do livro publicado em 1999, “O livro do bebê feliz”, aconselha pais a controlar a vida dos recém nascidos, inclusive permitindo o choro, até que seja solidificado o padrão do sono do bebê. Em contrapartida, doutora Leach afirma que bebês não possuem maturidade mental para “aprender” dormir na hora certa. “Um bebê que é deixado chorando por muito tempo, certamente pára em algum momento. Mas não porque tenha aprendido a dormir sozinho e feliz, mas porque está exausto e desesperado por não conseguir ajuda”. Ela explica que o choro contínuo leva ao aumento de produção de cortisol, o hormônio do stress. Longo período de choro produz uma quantidade de cortisol que pode levar a um possível dano cerebral. “Isso não significa que um bebê não possa chorar nunca, ou que os pais tenham que se preocupar toda vez que acontecer. Todos os bebês choram – uns mais, outros menos. Não é o choro o prejudicial a sua saúde, mas o choro que não obtém resposta”.





MAMÃE E PAPAI! Criar filhos nem sempre é muito fácil, pois em certos momentos não sabemos como agir ou como tomar decisões com nossos filhos. 
Mas algumas coisas vocês mãe e pai devem alertar seus filhos, conversando e explicando, nunca impondo, sobre as ciladas maldosas e a perversidade humana deste mundo.
Conversem com seus filhos sobre a PULSEIRINHA DO SEXO, presente em todos os meios sociais, usadas por jovens, adolescentes e CRIANÇAS. Estas pulseirinhas coloridas, que em si não representam nada, mas na mente maldosas de alguns é um convite ao abuso e ao sexo.
Veja o que significa cada cor:












O SIGNIFICADO DE CADA COR
          


Por mais inocentes que parecem, estas pulseiras oferecem PERIGO para nossas crianças. Não pense que sua filha não está em perigo por que ela é pequena e ainda não entende o significado dessa sujeira toda.
Alguém, com certeza irá explicar aos seus filhos o significado delas e dependendo da idade e o que passa pela cabeça do individuo ele irá também propor o jogo. 
CUIDE, CONVERSE E NÃO PERMITA O USO DESTE BRINQUEDO MALDOSO.

0 comentários:

Postar um comentário